Última atualização: 20 de março de 2024
Tempo de leitura: 4 min
A maioria das aplicações multimídia estimulam apenas dois dos cinco sentidos humanos: a visão e a audição. Pesquisas recentes buscam adicionar estímulos aos demais sentidos em aplicações que são chamadas de multimídia multissensorial.
Hoje em dia, nossos meios de comunicação podem ser programados para terem acesso a conteúdos multissensoriais incorporando sons, variações de cores e intensidade da luz ambiente, vento e aroma ao conteúdo textual.
As redes sociais têm sua essência centrada no conteúdo audiovisual, capaz de aprimorar a performance e a aprendizagem unissensorial. Essa integração ocorre através de informações sensoriais que não são conscientemente percebidas pelo indivíduo; por exemplo, a informação semântica auditiva pode influenciar a percepção visual de maneira inconsciente.
As interações multissensoriais no córtex podem ocorrer desde estágios iniciais. A hipótese é de que a apresentação de estímulos visuais que não são conscientemente percebidos pode beneficiar a aprendizagem auditiva em relação às notas musicais. Evidenciando que as interações ocorridas sem consciência são suficientemente robustas para potencializar a aprendizagem auditiva.
As pessoas não processam informações da mesma maneira; cada indivíduo possui um estilo único de aprendizagem e uma abordagem específica para assimilar dados de acordo com sua personalidade e cognição. Portanto, as atividades multissensoriais garantem que cada pessoa tenha um meio para compreender as informações.
Livros, filmes, séries e redes sociais, que oferecem ambientes diversificados, potencializam a função cerebral, estimulando alvos específicos em nosso cérebro para aprimorar a função cognitiva. Essa abordagem contribui para a melhoria da escuta, movimento, visão, reconhecimento tátil e conceituação.
As atividades que incorporam multimídia multissensorial têm o potencial de aprimorar as habilidades de leitura, especialmente em crianças. O ensino multissensorial é aquele que envolve o uso de mais um de sentido para assimilar o conhecimento.
Para ensinar leitura a crianças com dificuldades, é fundamental adotar uma abordagem explícita que estabeleça as conexões entre letras, sons, visão, audição, toque e movimento. Essa abordagem é amplamente empregada no ensino para alunos com dislexia, sendo os métodos de leitura fundamentados nesse princípio.
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