RPA: automação robótica de processos

Última atualização: 26 de outubro de 2022
Tempo de leitura: 4 min

A automação robótica de processos (RPA) é uma tecnologia que imita a maneira como os humanos interagem com os softwares para executar tarefas repetitivas de alto volume. Usando ferramentas de RPA, uma empresa pode configurar um software, ou um “robô”, para capturar e interpretar aplicativos que processem transações, manipulem dados, acionem respostas e se comuniquem com outros sistemas digitais. Os cenários de RPA variam desde a geração de uma resposta automática a um e-mail, até a implantação de milhares de bots, cada um programado para automatizar trabalhos em um sistema de gestão (ERP).

Robôs de software podem realizar trabalhos repetitivos e de menor valor, como fazer login em aplicativos e sistemas, mover arquivos e pastas, extrair, copiar e inserir dados, preencher formulários e concluir análises e relatórios de rotina. Alguns mais avançados podem até realizar processos cognitivos, como interpretar texto, participar de bate-papos e conversas, entender dados não estruturados e aplicar modelos avançados de aprendizado de máquina para tomar decisões complexas.

Quando os robôs realizam esses tipos de tarefas repetitivas e de alto volume, os humanos ficam livres para se concentrar nas coisas que fazem melhor e aproveitar mais: inovar, colaborar, criar e interagir com os clientes. As empresas também recebem um impulso: maior produtividade, eficiência e resiliência. Não é à toa que a RPA está reescrevendo a história do trabalho. Em relatório, o Gartner previu que a receita de RPA chegaria perto dos US$ 2 bilhões em 2021 e acredita que deverá aumentar para uma taxa de dois dígitos até 2024. À medida que mais e mais organizações o implementam em todo o mundo, o RPA está se tornando mais do que rapidamente uma ferramenta poderosa para as empresas competitivas. O surgimento de soluções low-code e no-code, permitem que não desenvolvedores e especialistas que não sejam de TI desempenhem um papel na condução da transformação digital.

Oportunidades do RPA

Aumento da produtividade em todos os níveis

Esta é uma premissa simples do RPA: deixe os funcionários humanos trabalharem no que se destacam enquanto os robôs lidam com as tarefas que atrapalham. As tarefas manuais consomem uma quantidade significativa de tempo e energia. O RPA muda esse princípio. Quando configurado adequadamente para um fluxo de trabalho, os robôs de software podem aumentar a capacidade de uma equipe de 35% a 50%. Ao mesmo tempo, eles podem trabalhar mais rápido, reduzindo o tempo de processamento de dados em 30% a 50%. Com tarefas de trabalho de baixo nível e de back-office divididas entre humanos e robôs, é possível fazer mais com a mesma quantidade de tempo.

Eficiência e economia

A eficiência humana é limitada porque podemos dedicar apenas um número x de horas em um dia. A produtividade adicional, proporcionada pelos sistemas de RPA, é essencial para mais do que evitar que os humanos gastem muito tempo em tarefas repetitivas. A combinação de uma força de trabalho humana e ferramentas de RPA gera também a redução de custos. Com o RPA acelerando os tempos de processamento e reduzindo erros dispendiosos, os custos de processamento diminuem e a produção por funcionário aumenta. As economias comuns dessas melhorias de eficiência ficam entre 25% e 50%.

Business Intelligence

As tecnologias RPA permitem que as organizações coletem dados sobre a execução de tarefas que podem ser empregados para fins analíticos. Padrões de volume de trabalho, tempos de ciclo, erros e exceções são alguns deles. As percepções obtidas a partir de tal análise podem se beneficiar de várias maneiras, como apoiar iniciativas de melhoria de processos. Quando os dados são coletados de forma eficiente, comparados e diferenciados com dados coletados em outros campos, isso permite uma melhor tomada de decisão nos níveis micro e macro. Além disso, a empresa pode determinar lacunas nas quais os processos de negócios podem ser ainda mais simplificados para aumentar a eficiência.

Atendimento ao Cliente

A maioria das empresas hoje pode ter dificuldade em atender às demandas dos clientes altamente variadas. No entanto, a adoção do RPA – em um ambiente onde as tarefas rotineiras, repetitivas e maçantes são entregues aos robôs – permite que os funcionários possam se concentrar melhor no atendimento ao cliente. Além disso, podem ainda entender os requisitos do cliente com relatórios gerados automaticamente, como resultado das análises geradas pela automação.

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Marcelo Molnar

Sobre o autor

Marcelo Molnar é sócio-diretor da Boxnet. Trabalhou mais de 18 anos no mercado da TI, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação. Coautor do livro "O Segredo de Ebbinghaus". Criador do conceito ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de relações emocionais. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em monitoramento e análises nas redes sociais.

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