Última atualização: 12 de janeiro de 2022
Tempo de leitura: 2 min
O Jobs To Be Done (JTBD) é um método de olhar para os clientes adquiridos e potenciais que ajuda a analisar de maneira mais efetiva o entendimento de suas necessidades e atitudes. Esse conhecimento pode ser usado para aprimorar o marketing, bem como para inovar.
A premissa básica do JTBD é que, quando as empresas estão lançando um produto ou tentando adquirir clientes, muitas vezes elas se concentram na coisa errada. Especificamente, eles se concentram em quem são seus clientes existentes e em quais produtos esses clientes estão comprando no momento. Isso significa definir o mercado de maneira muito restrita.
Tem como objetivo a incentivar o pensamento de uma forma mais ampla. Sugere focar no “trabalho”, ou “propósitos”, para o qual os clientes estão contratando um produto ou serviço. Significa também ter um novo olhar para a competitividade. Os concorrentes não são apenas empresas que fazem produtos e ofertam serviços semelhantes aos seus; um concorrente é tudo o que permite às pessoas fazerem o mesmo ‘trabalho’ e resolver o mesmo problema.
Em outras palavras, identificar as “tarefas a serem realizadas” do seu público-alvo é um exercício analítico. Embora o conceito do Jobs To Be Done seja relativamente novo, o insight que o sustenta já existe há muito tempo. Por isso, o JTBD é tido como um método para formalizar as melhores práticas que já existem há muitos anos.
⠀
⠀
Segmentação de mercado: enquanto alguns mercados segmentam clientes/ clientes potenciais apenas com base em seus comportamentos, necessidades ou atitudes momentâneas, analisando dados muitas vezes desatualizados, a estrutura JTBD sugere identifica-los pelos ‘propósitos’ para os quais estão contratando produtos e mapear a jornada de compra, como uma forma de tentar predizer a intenção do usuário.
⠀
Desenvolvimento de produto: em termos de inovação o JTBD pode transformar arte em ciência. Embora isso possa ser uma afirmação exagerada, é justo dizer que se você está desenvolvendo um novo produto, você deve saber para qual finalidade o produto ou serviço será contratado. Tendo claro quais serão as possíveis próximas necessidades do consumidor, é possível desenvolver produtos e serviços que já tenham seu público bem definido.
⠀
Reunir inteligência competitiva e entender a estrutura do mercado: o JTBD pode também ajudar a reformular a visão competitiva, ampliando escopo dos possíveis concorrentes permitindo uma análise de cenário muito mais assertiva. A análise de mercado pode garantir que o escopo não seja muito estreito e os resultados finais sejam à prova de futuro.
Compartilhe:
Descubra como a sua empresa pode ser mais analítica.