Visualização de Dados: uma imagem vale mais que mil palavras

Última atualização: 5 de janeiro de 2021
Tempo de leitura: 4 min

Compreendemos por visualização de dados a apresentação de informações quantitativas em representações gráficas. Em outras palavras, essa prática transforma grandes e pequenos conjuntos de informação em imagens mais simples e fáceis de serem compreendidas e processadas.

Trata-se da conformidade entre a comunicação, a ciência de dados e o design – também chamada de visualização assertiva – oferecendo resultados importantes sobre conjuntos de elementos complicados de maneira intuitiva, podendo ser utilizados para ilustrar fatos e tendências desconhecidas, destacar áreas dentro das empresas que precisem de atenção e/ou melhorias, além de testar diferentes cenários de maneira mais ágil.

A capacidade de contar uma história além dos números é o que torna a visualização de dados uma ferramenta analítica poderosa. A visualização de dados pode ser usada para analisar tendências, demonstrar desempenho, entender o impacto das estratégias implantadas, identificar padrões e muito mais, permitindo que o usuário analise e identifique informações críticas de negócios por meio de painéis dinâmicos, relatórios interativos, gráficos, tabelas ou outros recursos visuais representações de forma rápida e eficaz.

Vale ressaltar que o aumento da alfabetização em dados em todo o mundo tem sido amplamente propagado pelo mercado. Hoje, mais do que nunca, as organizações estão usando essas ferramentas para fazerem melhores perguntas e tomarem melhores decisões. Saber ler e criar comunicações baseadas em dados é fundamental para a manutenção dos negócios de todos os setores.

Porque investir em visualização de dados?

O poder da visualização de dados e a capacidade de representá-los visualmente está em sua capacidade de transformar dados brutos em insights válidos, perceptuais e claros e de contribuir para a tomada de decisão eficiente e baseada em fatos que levará ao desempenho do negócio otimizado.

Uma visualização de dados interativa, oportuna, imediata e em tempo real permite que os tomadores de decisão explorem facilmente os dados e extraiam o melhor conhecimento possível para garantir planejamento e execução eficazes, monitoramento e controle da estratégia de negócios. Além disso, uma efetiva visualização de dados facilita a transmissão de ideias, conceitos ou a demonstração ao contador de histórias.

Sabendo que, hoje em dia, as organizações processam uma quantidade de dados sem precedentes, a visualização dos dados permite o processamento desta informação de forma eficaz e útil, conduzindo à identificação de oportunidades, desafios e a um maior e melhor acompanhamento das tendências de mercado, captando também padrões importantes e tendências que poderiam ser perdidas se os dados fossem analisados ​​usando métodos mais tradicionais. O acesso a insights confiáveis ​​e precisos leva a melhores decisões operacionais e estratégicas dentro da organização.

A visualização dos dados é muito importante para a sua empresa, pois permite interpretar e extrair informações vitais dos dados gerados, levando a processos de decisão mais eficientes, processos otimizados e identificação de novas oportunidades de negócios, o que permite maior crescimento e rentabilidade da sua organização.

Plataforma Boxnet

A Boxnet vem investindo em tecnologia e inteligência analítica para oferecer a seus clientes não apenas os dados brutos de seus conteúdos monitorados, mas também a apresentação de dashboards e gráficos personalizados, para ajudá-los a contar histórias por meio de nossa exclusiva plataforma de gerenciamento. Quer saber mais? Entre em contato. Nós podemos te ajudar!

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Marcelo Molnar

Sobre o autor

Marcelo Molnar é sócio-diretor da Boxnet. Trabalhou mais de 18 anos no mercado da TI, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação. Coautor do livro "O Segredo de Ebbinghaus". Criador do conceito ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de relações emocionais. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em monitoramento e análises nas redes sociais.

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