O futuro das Think Tanks

Última atualização: 16 de março de 2022
Tempo de leitura: 3 min

Segundo o dicionário o termo Think Tank pode ser definido como um corpo de especialistas que fornecem conselhos e ideias sobre problemas políticos ou econômicos específicos. Em uma explicação mais completa, os Think Tanks são instituições, corporações ou grupos que estudam e relatam uma ampla gama de assuntos e questões nos setores governamental e privado. Geralmente defendem mudanças sociais e políticas usando suas pesquisas para influenciar a opinião pública. Os relatórios produzidos pelos think tanks podem desempenhar um papel importante para ajudar os líderes governamentais e a grande mídia a elaborar as principais agendas políticas e noticiosas. É uma forma de inteligência analítica coletiva.

Frentes de atuação

Políticas Públicas

As Think Tanks, geralmente, apoiam-se em conceitos provenientes de dois campos científicos: a sociologia do conhecimento e a teoria política. São estes quem, muitas das vezes, fornecem os referenciais teóricos que permitem a investigação de fenômenos sociais de interesse para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.

Opinião Pública

Muitas think tanks têm também o papel de advocacy, que pode ser traduzido como a missão de tentar influenciar quem é influente. Isso se aplica tanto aos governantes, quanto a mídia e os demais formadores de opinião. Essas instituições utilizam o chamado marketing de ideias, que busca colocar na agenda pública as suas ideologias. Além disso, devido à credibilidade, os think tanks costumam ser ouvidos quando sua área de atuação já está em debate na arena pública.

Inteligência Analítica

Em um cenário de pesquisas sociais e políticas, as Think Tanks geram novos insights sobre os mais diversos temas de impacto, uma vez que reúnem empresas, setor público e acadêmico para questionar ideias, mudar percepções e ajudar na criação de planos de ação e mudanças. O que vem depois do futuro? A inteligência analítica aplicada proporciona a estes grupos melhores perguntas sobre megatendências e outras forças disruptivas que impactam a economia global e, como consequência, uma análise preditiva para além do futuro próximo, com maior assertividade. Muito daquilo que presenciamos hoje, certamente já foi sinalizado por alguma think tank há algum tempo atrás.

O futuro das Think Tanks

As predições são promissoras. Não necessariamente para as think tanks, mas para as funções que elas desempenham. Isso porque a atribuição do termo nos moldes de hoje é relativamente nova, e a grande maioria das pessoas não sabem o que é um think tank e o que ele faz. O rótulo descreve uma ação muito específica: pensar, em um tanque. Desenvolver ideias, num espaço fechado; isolado dos outros. É muito lógico, linear e tecnocrático. A realidade dos think tanks é o contrário disso. Os think tanks são ideológicos, se envolvem com múltiplos atores de várias maneiras, servem a vários poderes de fato e certamente não estão isolados do mundo. Eles não são tanques fechados.

O que é preciso destacar são as funções, que os think tanks cumprem: desenvolver soluções para problemas sociais, econômicos e políticos; informar e educar os tomadores de decisão e o público; promover ideias; advogar pela mudança; responsabilizar os tomadores de decisão; treinar as próximas gerações de tomadores de decisão; criar e fomentar espaços de debate informado sobre assuntos de interesse público; e assim por diante. A pesquisa é apenas um dos muitos caminhos pelos quais os think tanks podem contribuir. As formas como eles transformam o mundo e a sociedade são permanentes. Pode até surgir uma denominação diferente para esses grupos, mas as funções permanecerão e os resultados de suas ações também.

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Marcelo Molnar

Sobre o autor

Marcelo Molnar é sócio-diretor da Boxnet. Trabalhou mais de 18 anos no mercado da TI, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação. Coautor do livro "O Segredo de Ebbinghaus". Criador do conceito ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de relações emocionais. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em monitoramento e análises nas redes sociais.

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