Mindset de dados

Última atualização: 9 de novembro de 2022
Tempo de leitura: 4 min

Desenvolver um Mindset de dados é aumentar a conscientização sobre como você pode usar os dados e por que você deve usá-los. Uma mentalidade orientada a dados pressupõe que um indivíduo, equipe ou empresa toma decisões com base na análise de dados, em vez de emoção e intuição. Significa que a organização não está simplesmente confiando em seu instinto e esperando o melhor. Líderes com esta visão se perguntam por que as coisas são do jeito que são. Eles possuem um ceticismo saudável e não têm medo de provar que estão errados ou falhar.

O Mindset de dados leva a resultados reais de negócios. Como por exemplo, a tomada de decisão mais confiante, inovação e a melhoria da eficiência. Em vez de confiar na intuição, as decisões são baseadas em dados. Chegar a uma conclusão sobre os desafios do negócio fica mais fácil, desde selecionar o canal de aquisição mais lucrativo para investir ou ajustar a mensagem de marketing. A mentalidade de dados incentiva também os componentes cruciais da inovação: colaboração, pensamento e falha. Além disso, visa quebrar os silos dentro de uma organização, permitindo que diferentes departamentos entendam os desafios e oportunidades uns dos outros. Com isso, permite uma melhor análise para a melhora sistêmicas dos processos de negócio, oferecendo a oportunidade de reduzir as despesas desnecessárias e assim melhorar a eficiência das estratégias.

Os princípios de um Mindset de dados

Entendendo o negócio e as tomadas de decisão

Para a maioria das organizações, a falta de dados não é um problema. Na verdade, é o contrário: muitas vezes há muita informação disponível para tomar uma decisão clara. Com tantos dados para classificar, as organizações precisam ter uma compreensão clara de seu processo de tomada de decisão de negócios e uma melhor estratégia de ciência de dados para dar suporte a esse processo.

Com a mentalidade certa de ciência de dados, o que antes era um volume esmagador de informações díspares se torna um ponto de decisão simples e claro. As organizações devem começar com as perguntas certas. As perguntas devem ser mensuráveis, claras e concisas e diretamente correlacionadas ao seu core business.

Métricas de desempenho

Para traduzir com sucesso essa visão e objetivos de negócios em resultados acionáveis, é preciso estabelecer métricas de desempenho claras. Neste processo é preciso ter em mente: o que medir e como medir. Após a identificação das principais variáveis ​​de negócios, é importante traduzir o problema em uma questão de ciência de dados e definir as métricas que definirão o sucesso do projeto.

O que é preciso para alcançar uma mentalidade orientada a dados?

Objetivo: seja de curto ou longo prazo, um objetivo definido ajuda a selecionar as informações que realmente serão utilizadas no Big Data.

Valor por área: os objetivos traçados são orientados pelas áreas que agregam mais valor e impactam diretamente na tomada de decisão dentro da empresa.

Dados: o armazenamento de dados é tão importante quanto a sua geração, por isso devem ser tratados adequadamente para análises futuras.

Análise: existem várias formas de analisar os dados, por isso a importância de correlacionar e comparar variáveis, além de uma série de avaliações durante um período. A análise também será importante para definir a apresentação de um conjunto de dados e o valor que eles terão para a tomada de decisão.

Ação: com uma decisão tomada, é necessário garantir que ela seja cumprida. Uma mentalidade orientada a dados limita-se a agir dessa maneira, concluindo metas a partir da orientação a dados.

Ter uma mentalidade orientada a dados é a porta de entrada para fazer a transformação digital funcionar. Para os líderes de negócios, permite que criem o ambiente necessário para que as organizações se tornem totalmente data driven.

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Marcelo Molnar

Sobre o autor

Marcelo Molnar é sócio-diretor da Boxnet. Trabalhou mais de 18 anos no mercado da TI, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação. Coautor do livro "O Segredo de Ebbinghaus". Criador do conceito ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de relações emocionais. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em monitoramento e análises nas redes sociais.

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