Jornalismo Drone: uma perspectiva aérea

Última atualização: 18 de novembro de 2021
Tempo de leitura: 2 min

Os drones, também conhecidos como veículos aéreos não tripulados (UAVs) ou sistemas de aeronaves pilotadas remotamente (RPAS), abriram novas oportunidades em uma infinidade de indústrias, incluindo as comunicações. Drones são uma adição bem-vinda à caixa de ferramentas jornalística. O jornalismo drone refere-se ao uso de UAVs para fins de coleta de notícias.

Com recurso de fotos e vídeos, fornecem uma perspectiva aérea única para a cobertura jornalística do dia-a-dia, permitindo que os profissionais da área façam de suas reportagens mais perspicazes e inovadoras. Permitem uma visão diferente de pessoas e eventos, além de uma nova linguagem visual. Os drones podem ser usados ​​em locais inacessíveis aos humanos, as embarcações e aos veículos regulares, ou acessíveis apenas com grande risco – por exemplo, uma cidade destruída em um país em guerra civil ou no interior de um vulcão ativo.

A maior vantagem de usar drones no jornalismo é sua acessibilidade. Fretar um helicóptero custa centenas de dólares por hora e apenas as empresas de mídia ricas podem pagar por isso. Com o mesmo orçamento, até um jornalista freelance pode facilmente comprar um drone e ter um ativo inteligente permanente para cobertura de notícias.

Mas seus custos moderadamente baixos não são a única razão pela qual mais e mais drones estão encontrando seu caminho para a redação. Ao contrário dos helicópteros, usar drones significa que você não está colocando vidas humanas em risco. Capturar o local de um acidente de fábrica de produtos químicos ou derramamento tóxico com um drone, por exemplo, é exponencialmente mais seguro do que usar uma aeronave tripulada para o mesmo fim.

Como o jornalismo drone tornou-se um empreendimento relativamente seguro graças aos avanços técnicos e documentações de melhores práticas, muitas organizações de mídia trabalharam com UAVs, principalmente para reportagens de fotos e vídeos relativamente “clássicas” – aquelas que registram lugares marcados pela história ou altamente insalubres.

No entanto, ainda não há grandes “salas de notícias de drones” ou um grande número de histórias e relatórios sofisticados, baseados em drones e dados. À medida que a tecnologia se torna melhor e mais barata, jornalistas começarão a experimentá-la e a situação provavelmente mudará.

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Marcelo Molnar

Sobre o autor

Marcelo Molnar é sócio-diretor da Boxnet. Trabalhou mais de 18 anos no mercado da TI, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação. Coautor do livro "O Segredo de Ebbinghaus". Criador do conceito ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de relações emocionais. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em monitoramento e análises nas redes sociais.

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