Insights-as-a-Service: a próxima grande novidade no Analytics

Última atualização: 27 de setembro de 2021
Tempo de leitura: 4 min

Insights-as-a-service

A utilização de dados para a tomada de decisões vem sendo muito explorado pelas empresas nos últimos anos. Contudo, Insights-as-a-service é uma nova tendência que vem ganhando corpo. Mas afinal, o que essa novidade pode apresentar de utilidade para os resultados das empresas?

A Era dos Dados e dos Insights

Com os investimentos em tecnologia aumentando, passamos a produzir dados em larga escala e em velocidade cada vez maior. Esse fenômeno recebeu o nome de Big Data, pois o volume, variedade e velocidade com que essas informações começaram a ser analisadas e catalogadas necessitaram de ferramentas mais robustas para explorar essa mina de ouro.

O valor dos dados cedidos de maneira espontânea por clientes e consumidores ao redor do mundo virou um atrativo enorme. Informações demográficas, de renda, formação acadêmica, orientação sexual, entre outras possibilidades ficaram mais fáceis de serem recolhidas e aproximar as empresas de seu público.

Nas áreas de Marketing e Vendas, usar os dados para ter uma relação mais estreita com as pessoas tornou-se fundamental. As possibilidades de ter maior conexão foram ampliadas e conceitos como empatia ficaram mais tangíveis.

Por que os Insights são poderosos?

Já sabemos que os dados são valiosos para as empresas. Porém, muitos deles ainda não estão organizados ou são subutilizados nos processos corporativos. Uma parte do desafio da Inteligência Analítica é conseguir conduzir um caminho entre as informações disponíveis e planos de ação concretos para viabilizar o potencial dos dados coletados.

Na análise de dados, a tendência que vem crescendo é o Insights-as-a-service (IaaS) que busca diminuir a distância entre obter os insights e formular o planejamento estratégico em etapas para alavancar os objetivos das companhias. Esse serviço está hospedado na nuvem e viabiliza o trabalho de coletar, analisar, catalogar e produzir relatórios, gráficos e painéis visuais para acompanhamento de estratégias comerciais.

Usos do Insights as a service

Entre os principais usos do IaaS, podemos destacar:

Benchmarking de negócios: consiste na análise de práticas de outros negócios e como eles podem ser aplicados dentro de outra empresa,

Serviços de Melhoria de Processos de Negócios: visão de alinhar o desempenho de processos às expectativas internas e externas);

Melhora na Produtividade dos Negócios: tecnologia como parte de aumento de produtividade).

Tipos de Dados para criar Insights

Quando desejamos criar insights para estabelecer o planejamento estratégico para impulsionar resultados, podemos nos abastecer de diversas fontes de dados. Essas informações são coletadas, apuradas e transformadas em gráficos, relatórios e/ou painéis com o objetivo de direcionar os esforços para ações corporativas assertivas.

Por ser um serviço dentro da nuvem, o Insights-as-a-Service utiliza três tipos de dados para realizar tais tarefas: Dados da Empresa (armazenados pela própria empresa), Dados de Uso (informações relativas ao uso ou performance de determinados softwares escolhidos para análise) e Dados Sindicados (conjunto de dados de terceiros que podem ser integrados para criar novos conjuntos de informações).

Todos eles reunidos compõem o plano estratégico de análise de dados.

Insight as a Service vai crescer até onde?

Os investimentos das empresas em tecnologia e Analytics continuam a aumentar. Um dos principais olhares está depositado sobre a nuvem (cloud computing), e este é o principal fator envolvido nos serviços como o IaaS. A nuvem permite a hospedagem de variados recursos e informações, sendo que sua utilidade ainda não foi explorada por completo.

Sendo assim, enquanto houver espaço para desenvolvimento e aumento da capacidade de armazenamento, mais são as chances das soluções “as a Service” prosperarem e evoluírem.

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Jéssica Dias Synthes

Sobre o autor

Coordenadora de Análise de dados na Boxnet. Pós-graduada no curso de especialização em Big Data e Comunicação, bacharela em Comunicação Social - Jornalismo e Tecnóloga em Design Gráfico. Especialista em Comunicação Interna, Marketing Digital e Assessoria de Imprensa.

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