Última atualização: 8 de maio de 2024
Tempo de leitura: 3 min
Com o crescimento das redes sociais nos últimos anos, a comunicação social tornou-se cada vez mais importante para que os colaboradores sejam acolhedores, simpáticos, atenciosos e promovam engajamento. Ao apostarem nas relações humanas, as empresas estão trazendo cada vez mais influenciadores internos.
Essas interações ocorrem de forma orgânica no ambiente corporativo e acabam influenciando positivamente os colegas e o espaço de trabalho. O diálogo é a palavra central quando se trata de influenciadores internos.
Um estudo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) mostra que 28% das empresas planejam implementar programas de influenciadores internos como forma de levar a comunicação aos públicos operacionais.
É de extrema importância que os colaboradores consigam se mobilizar e envolver outros funcionários que possam se tornar influenciadores. Isso porque eles têm o propósito de sempre enfatizar os valores da empresa e, além disso, demonstrar o seu carisma.
Os influenciadores internos auxiliam na comunicação interna de acordo com os objetivos específicos para cada setor, sendo capazes de mobilizar e se comunicar com os demais funcionários, conferindo novas perspectivas aos projetos e tornando-se promotores internos da marca.
Essa dinâmica acaba gerando um fluxo orgânico de informações, permitindo que a comunicação interna desempenhe seu papel de forma natural e propiciando aos colaboradores que se expressem com autonomia, de maneira mais articulada e menos robótica.
Fortalecer a marca através da descentralização da comunicação interna pode favorecer e incentivar a criatividade dos colaboradores em seus conteúdos, enriquecendo a comunicação interna da empresa.
Um dos fatores mais importantes é a manutenção da saúde mental dos seus funcionários. Quando as pessoas se comunicam de maneira mais confortável para compartilhar seus desafios profissionais e pessoais, percebem o clima organizacional e o nível de satisfação em seus departamentos. Os influenciadores podem contribuir para o apoio entre seus colegas.
Conheça o BOX360º – Uma nova experiência em análise de dados
Compartilhe:
Descubra como a sua empresa pode ser mais analítica.