Data driven: desafios da implementação da cultura

Última atualização: 10 de julho de 2021
Tempo de leitura: 3 min

A relevância de uma cultura data driven é óbvia. Apesar dos muitos benefícios que oferece, tornar-se uma empresa orientada por dados não é tão fácil.

Embora a muitas empresas possuam uma gestão de dados adequada, as informações obtidas desta forma são utilizadas apenas de forma limitada para fins de tomada de decisão.

Isso significa que as empresas coletam e processam muitos dados, mas não confiam neles o suficiente para tomar decisões informadas. Ou seja, ainda estão muito longe de se tornarem empresas genuinamente orientadas por dados. Mas o que impede as empresas de terem uma cultura orientada a dados de sucesso?

Centralização dos dados

Em alguns casos, os agentes de negócios consideram os dados como domínio do departamento de TI e dos cientistas / analistas de dados. E o departamento de TI não quer abrir mão de seu controle sobre os dados tão facilmente. Mas uma cultura baseada em dados começa na base da empresa e envolve todos os membros da organização.

Entender a cultura data driven como um ativo, não como um subproduto dos processos de negócios

O retorno sobre o investimento, por vezes, não é claro para os agentes de negócios, porque os dados em si não levam automaticamente a um maior valor de negócios. O desafio é conectar os insights da análise com os problemas que a organização enfrenta atualmente, a fim de melhorar o valor comercial da empresa.

Ser data driven requer tratamento e simplificação de acesso aos dados

Outro problema frequente é que os dados podem não ser centralizados. Como consequência, pode ser inacessível para os funcionários que precisam dele para tomar decisões. Uma empresa orientada a dados elimina silos de dados, democratiza o acesso aos dados e consolida todos os dados para que cada membro da empresa saiba onde encontrá-los.

Qualidade dos dados

Em linha com o desafio mencionado, os dados às vezes não estão no formato certo ou na qualidade exigida para o tipo de análise que está sendo realizada. As análises com dados dependem fortemente do valor dos dados. A baixa qualidade dos dados afeta negativamente a confiabilidade e pode, em última análise, destruir o valor de negócios de uma empresa.

Segurança e conformidade de dados

Quando os dados são compartilhados dentro da organização, surgem questões de privacidade e de segurança. As empresas precisam prestar atenção às regras atuais de proteção de dados – LGPD, por exemplo – para evitar multas e a perda de reputação.

Compartilhe:

Marcelo Molnar

Sobre o autor

Marcelo Molnar é sócio-diretor da Boxnet. Trabalhou mais de 18 anos no mercado da TI, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação. Coautor do livro "O Segredo de Ebbinghaus". Criador do conceito ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de relações emocionais. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em monitoramento e análises nas redes sociais.

Posts relacionados
Data Driven: como avançar...

A Boxnet e a Layer UP entendem que a jornada data driven é muito ampla e...

Leia mais >
Vem aí o DDD: a jornada Data...

Seu negócio e as suas estratégias estão orientados a dados? Em qual fase...

Leia mais >

Entre em contato

Descubra como a sua empresa pode ser mais analítica.