Última atualização: 10 de julho de 2021
Tempo de leitura: 3 min
A relevância de uma cultura data driven é óbvia. Apesar dos muitos benefícios que oferece, tornar-se uma empresa orientada por dados não é tão fácil.
Embora a muitas empresas possuam uma gestão de dados adequada, as informações obtidas desta forma são utilizadas apenas de forma limitada para fins de tomada de decisão.
Isso significa que as empresas coletam e processam muitos dados, mas não confiam neles o suficiente para tomar decisões informadas. Ou seja, ainda estão muito longe de se tornarem empresas genuinamente orientadas por dados. Mas o que impede as empresas de terem uma cultura orientada a dados de sucesso?
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Em alguns casos, os agentes de negócios consideram os dados como domínio do departamento de TI e dos cientistas / analistas de dados. E o departamento de TI não quer abrir mão de seu controle sobre os dados tão facilmente. Mas uma cultura baseada em dados começa na base da empresa e envolve todos os membros da organização.
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O retorno sobre o investimento, por vezes, não é claro para os agentes de negócios, porque os dados em si não levam automaticamente a um maior valor de negócios. O desafio é conectar os insights da análise com os problemas que a organização enfrenta atualmente, a fim de melhorar o valor comercial da empresa.
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Outro problema frequente é que os dados podem não ser centralizados. Como consequência, pode ser inacessível para os funcionários que precisam dele para tomar decisões. Uma empresa orientada a dados elimina silos de dados, democratiza o acesso aos dados e consolida todos os dados para que cada membro da empresa saiba onde encontrá-los.
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Em linha com o desafio mencionado, os dados às vezes não estão no formato certo ou na qualidade exigida para o tipo de análise que está sendo realizada. As análises com dados dependem fortemente do valor dos dados. A baixa qualidade dos dados afeta negativamente a confiabilidade e pode, em última análise, destruir o valor de negócios de uma empresa.
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Quando os dados são compartilhados dentro da organização, surgem questões de privacidade e de segurança. As empresas precisam prestar atenção às regras atuais de proteção de dados – LGPD, por exemplo – para evitar multas e a perda de reputação.
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