A cultura data driven é uma jornada. Por onde começar?

Última atualização: 26 de janeiro de 2021
Tempo de leitura: 3 min

Uma cultura orientada a dados – data driven – diz respeito aos comportamentos e crenças coletivas de pessoas que valorizam, praticam e incentivam o uso de dados para melhorar a tomada de decisões. Como resultado, estes registros são integrados às operações, mentalidade e identidade de uma organização. 

Adotar essa cultura requer substituir a intuição por decisões baseadas em fatos derivados de dados, sejam eles números-chave simples como receita ou lucro, resultados de modelos analíticos avançados ou mesmo dados qualitativos.

As pré-condições para o estabelecimento de uma cultura orientada a dados são o acesso, governança de uso e qualidade dos dados, conhecimento metodológico sobre como analisar estas informações e tecnologias apropriadas para preparar e analisar registros.

Uma etapa muito importante, se não a mais, é a jornada do despertar para dos dados que todo negócio que deseja se tornar orientado a dados e adotar a a cultura data driven passam:

Limpeza dos dados

Empresas com fortes culturas orientadas a dados tendem a ter lideranças que definem as expectativas de que as decisões devem ser ancoradas em dados. Eles lideram por meio do exemplo, propagando suas experiências para as demais áreas da empresa. O exemplo dado por esses gestores pode catalisar mudanças substanciais nas práticas de toda a empresa.

Democratização de acesso

As empresas devem garantir que os dados e informações sejam fáceis e rápidos de encontrar, o custo de acesso seja baixo e as informações sejam apresentadas da maneira correta. Isso é especialmente importante porque a responsabilidade pelos dados será atribuída aos usuários de negócios. As empresas devem criar uma estrutura de governança de dados que dê aos funcionários maior acesso aos registros, de acordo com suas áreas de atuação, e não apenas centralizá-los nas equipes de dados.

Alfabetização em dados

A alfabetização em dados é a capacidade de ler dados e usá-los para tomar melhores decisões de negócios. Isso não significa seguir os dados cegamente e sim ser orientado por eles, somando ao processo o conhecimento de vivência das equipes. As empresas devem investir em treinamento para oferecer suporte à alfabetização em dados para, se não toda a organização, para aqueles que conduzirão os processos guiados em dados.

Mudança para estabelecer uma cultura data driven

O estabelecimento de uma cultura baseada em dados requer o incentivo do pensamento crítico e a promoção da tomada de decisão colaborativa. Essa transformação demorada deve ser dirigida e apoiada pela alta administração, especialmente quando se trata de definir um roadmap, facilitando a mudança e alterando a mentalidade dos times de negócios.

Leia mais:

Cultura data driven: por que ela é tão necessária?

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Marcelo Molnar

Sobre o autor

Marcelo Molnar é sócio-diretor da Boxnet. Trabalhou mais de 18 anos no mercado da TI, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação. Coautor do livro "O Segredo de Ebbinghaus". Criador do conceito ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de relações emocionais. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em monitoramento e análises nas redes sociais.

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