Cultura Data Driven: por que ela é tão necessária?

Última atualização: 14 de maio de 2021
Tempo de leitura: 6 min

A transformação digital está modificando cada vez mais as estruturas organizacionais e os avanços tecnológicos, principalmente da área da inteligência artificial, produzem um volume exponencial de dados todos os dias. Fazer uso inteligente desses dados para convertê-los em informações é a chave para o sucesso e para alavancar os negócios. Nesse sentido, as empresas que possuem uma cultura Data Driven – orientada a dados – possuem maior vantagem competitiva do que seus pares menos orientados.

Qual empresa ou serviço não gostaria de ter vantagem sobre os seus concorrentes? A cultura Data Driven é tão importante porque prioriza a tomada de decisão baseada em dados. A inteligência analítica, portanto, é extremamente importante e necessária para saber como aplicar e reformular estes dados. Quanto mais detalhadas forem essas informações, mais eficiente e assertivo será o processo decisório.

O conceito de uma cultura data driven é o de tratar os dados como o principal recurso para alavancar percepções em todos os departamentos da organização. Embora as empresas sempre tenham se interessado por seus números, a extensão do uso de dados é exercida em um nível mais alto dentro de uma cultura baseada em dados.

Trata-se de substituir a intuição por decisões baseadas em fatos derivados de dados, sejam por métricas simples, como receita ou lucro, resultados de modelos analíticos avançados ou mesmo dados qualitativos.

O principal objetivo é capacitar todos os funcionários a usar ativamente os dados para aprimorar seu trabalho diário e utilizar plenamente o potencial da empresa, tomando decisões mais bem-sucedidas, iniciativas mais eficazes e vantagens competitivas mais marcantes.

O objetivo final é construir uma estrutura cultural que ajude todos os membros da organização a colaborar para mover dados no centro da tomada de decisão. Isso inclui a criação de novos casos de uso orientados a dados, a descoberta de padrões nos dados e a experimentação de soluções analíticas para ver o que realmente funciona nos processos operacionais.

As pré-condições para o estabelecimento de uma cultura baseada em dados são o acesso aos dados, governança de uso e qualidade dos dados, conhecimento metodológico sobre como analisar dados e tecnologias apropriadas para preparar e analisar dados.

Por que ser data driven?

A maioria das empresas já obtém insights de seus dados. No entanto, uma cultura baseada em dados não deve ser interpretada como seguir apenas números cegamente. Muito pelo contrário, deve encorajar o avanço das habilidades de interpretação de dados e do pensamento crítico, o que permite às empresas não apenas basear suas decisões em dados confiáveis, mas também saber quando é melhor não o fazer. Além disso:

Promove a colaboração entre as diferentes equipes da organização

Além do uso de dados, a colaboração entre diferentes equipes na empresa é o segundo fator-chave pelo qual uma cultura orientada a dados é crucial. Os insights obtidos por meio de análises avançadas e preditivas pela equipe de ciência de dados são o ponto de partida. Essas percepções geradas pela análise de dados podem ajudar outros membros da organização em seu trabalho diário e conectar as ideias de diferentes departamentos.

Possibilita a democratização dos dados

Na maioria das organizações, o departamento de TI atua como o ‘proprietário’ dos dados, enquanto os usuários desses dados precisam passar por eles. Portanto, uma cultura orientada a dados ajuda a democratizar os dados para mais usuários de negócios para a tomada de decisões.

Aumenta a capacidade de predição

O planejamento estratégico é uma excelente maneira para que a empresa possa definir seus principais objetivos e ganhos a longo prazo. Esse tipo de avaliação, para que seja eficiente, só é possível por meio dos dados, uma vez que eles comportarão o histórico do negócio para que seja feito o aperfeiçoamento das estratégias, caso necessário. É possível observar que algumas situações se repetem ao longo do tempo, oferecendo às equipes de desenvolvimento uma visão consolidada do passado e uma melhor previsão de comportamentos futuros.

A plataforma Boxnet realiza o cruzamento das mais diversas fontes de dados de forma personalizada. Assim, oferece uma visão completa, detalhada, precisa e em tempo real dos resultados dos negócios. A partir de dashboards interativos, é possível acompanhar os indicadores e conferir quais são os pontos positivos e de atenção para antecipar tendências, mudar estratégias e tomar melhores decisões para o futuro. Usamos a tecnologia e o business analytics para entregar a inteligência estratégica que cada negócio precisa. Comece hoje mesmo a transformação analítica no seu negócio. Entre em contato e comece hoje mesmo a transformação do seu negócio!

Compartilhe:

Marcelo Molnar

Sobre o autor

Marcelo Molnar é sócio-diretor da Boxnet. Trabalhou mais de 18 anos no mercado da TI, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação. Coautor do livro "O Segredo de Ebbinghaus". Criador do conceito ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de relações emocionais. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em monitoramento e análises nas redes sociais.

Posts relacionados
A Ilusão das Verdades...

Nossa história é um constante processo de desconstrução de verdades...

Leia mais >
Data Governance: Garantindo a...

A era digital trouxe consigo uma avalanche de dados, transformando a forma...

Leia mais >

Entre em contato

Descubra como a sua empresa pode ser mais analítica.