Ciência de dados: como ela agrega valor aos negócios

Última atualização: 27 de outubro de 2021
Tempo de leitura: 4 min

Os dados têm sido o assunto mais falado nos último ano. A ciência de dados se tornou um ideal para os negócios que estão optando por aderir a transformação analítica. Mas de que maneira se tornar orientado a dados pode agregar valor para os negócios de fato?

Desde o início da era digital, houve um crescimento exponencial nas quantidades de dados sendo criados. A internet, as mídias sociais e a abundância de dispositivos digitais são responsáveis ​​pelo aumento, já que vastas quantidades de informações são coletadas em vários formatos estruturados e não estruturados, incluindo transações, texto, imagem, áudio e vídeo.

Na prática, tudo isso significa que o volume e a velocidade com que os dados estão sendo criados são esmagadores e que os métodos tradicionais de como os dados são armazenados e analisados ​​estão se tornando cada vez mais obsoletos.

Em termos de solução, por um lado, a adoção de infraestrutura baseada em nuvem, sistemas de armazenamento distribuído, bancos de dados não relacionais e tecnologias de processamento de big data têm fornecido uma resposta para o armazenamento e processamento de dados. Por outro lado, o desenvolvimento de aprendizado de máquina, ciência de dados e IA (inteligência artificial) estão proporcionando novas formas de analisar dados em maior escala.

Porque investir em ciência de dados?

Uma das principais maneiras de entender o mundo é por meio de dados. Dados são uma captura de informações sobre uma entidade ou evento ocorrido. A combinação dessas informações pode levar ao conhecimento sobre o que aconteceu, que pode então ser aplicado em ações.

A ciência de dados está envolvida no processo de subir na hierarquia de dados brutos para percepções e sabedoria. Mais especificamente, a engenharia de dados está envolvida com os níveis inferiores da hierarquia e a ciência de dados nos superiores. A vantagem de usar dados é que eles fornecem um meio rápido e acessível de obter uma compreensão de algo.

Fato é que quase todas as áreas do negócio estão coletando dados e fazendo algo com eles, incluindo operações, marketing, RH, vendas, atendimento ao cliente, TI e financeiro. Da mesma forma, o uso de dados não se limita a um ou dois setores. Inclui tecnologia, finanças, varejo, saúde, educação, esportes, governo, manufatura e quase todos os outros setores imagináveis.

A ciência de dados pode ajudar cada um desses domínios a obter uma utilidade significativa dos dados, permitindo que operem com mais eficiência. Pode ajudar a identificar padrões e tendências inesperados nos dados, revelar insights sobre o negócio e prever o que acontecerá com um alto grau de precisão. Em sua essência, porém, a ciência de dados trata, em última análise, de melhorar a tomada de decisões.

Tomada de decisão mais inteligente

Com o crescimento maciço do volume de dados, as empresas precisam analisar os dados para e obter insights. Os insights mais significativos ajudarão as empresas de ciência de dados a processar informações em grande escala e obter melhores estratégias de tomada de decisão.

Identificando novas oportunidades

Os cientistas de dados podem questionar os processos existentes para desenvolver novos métodos e algoritmos analíticos durante sua interação com o sistema atual da organização.

Oportunidade de testes

É possível criar modelos usando dados existentes que simulam várias ações – desta forma; uma organização pode determinar qual caminho trará os melhores resultados de negócios.

Definição de públicos-alvo

A importância da ciência de dados é definida pela capacidade de pegar dados existentes que não são significativamente úteis por conta própria e combiná-los com outros titulares de dados, o que pode gerar melhores insights sobre a organização e usá-los para aprender mais sobre seus clientes.

A ciência de dados no recrutamento de novos talentos

Com todas as informações relevantes disponíveis sobre talentos – por meio de mídias sociais, bancos de dados corporativos, especialistas em ciência de dados podem encontrar candidatos muito mais fáceis que se encaixam melhor em seus cargos. A ciência de dados é uma ferramenta poderosa e valiosa para qualquer empresa em qualquer setor, desde estatísticas e insights sobre fluxos de trabalho, incluindo a contratação de novos candidatos.

Compartilhe:

Marcelo Molnar

Sobre o autor

Marcelo Molnar é sócio-diretor da Boxnet. Trabalhou mais de 18 anos no mercado da TI, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação. Coautor do livro "O Segredo de Ebbinghaus". Criador do conceito ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de relações emocionais. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em monitoramento e análises nas redes sociais.

Posts relacionados
A Ditadura da...

O século XXI, essa era dourada da informação, nos presenteou com uma...

Leia mais >
Data Governance: Garantindo a...

A era digital trouxe consigo uma avalanche de dados, transformando a forma...

Leia mais >

Entre em contato

Descubra como a sua empresa pode ser mais analítica.