Última atualização: 13 de julho de 2022
Tempo de leitura: 3 min
O metaverso é uma nova tecnologia empolgante para os profissionais de marketing e as marcas. Criar experiências imersivas e de realidade mista nestes ambientes significa uma maior oportunidade de entregar uma experiência personalizada aos clientes. Por isso a importância de se criar uma plataforma de dados do cliente (Customer Data Profile – CDP).
No curto prazo, a experiência do cliente no metaverso provavelmente exigirá um showroom virtual, um headset de realidade virtual e outros recursos para criar um reino digital atraente. No momento, os jogos online estão dominando esse tipo de experiência na internet, mas isso mudará em pouco tempo.
Entretenimento
Jogos online e realidade estendida são a primeira maneira pela qual as marcas podem obter receita com a realidade digital. Por exemplo, as empresas de tecnologia de jogos já estão trabalhando na criação de experiências de entretenimento para avatares online. No entanto, os jogos não são adequados para todas as marcas.
Venda de produtos digitais
Criar uma experiência do consumidor altamente divertida não é a única opção. É possível também a oferta de produtos digitais como tokens não fungíveis (NFTs). Por exemplo, criar NFTs exclusivos e outros produtos virtuais para comemorar o lançamento de um determinado produto.
Aumentar as estratégias de marketing
A geração de receita imediata pode não ser o foco principal. Em vez disso, é possível usar o ambiente digital para aumentar a fidelidade do cliente ou entender melhor seus clientes em potencial. Cada vez mais, as preocupações com os direitos de privacidade significam que as marcas precisam trabalhar mais para convencê-las a compartilhar dados. Oferecer uma experiência nova e personalizada é uma grande oportunidade dentro do metaverso.
Atualmente há muita popularidade em torno das tecnologias do metaverso, como realidade virtual, realidade aumentada e mundos virtuais. As empresas de videogame e entretenimento estão sendo as primeiras a entrar neste ambiente porque há um ajuste mais fácil em seu modelo de negócios. Para as empresas que não estão no ramo do entretenimento, o metaverso ainda é relevante como forma de aprimorar as estratégias de marketing e relação com o consumidor.
Gerar resultados de negócios no metaverso se torna muito mais fácil quando se usa uma plataforma de dados do cliente (CDP). Não há uma maneira simples de rastrear quais clientes e prospects se envolvem com o conteúdo do metaverso sem ele.
Integrar um conceito de metaverso com a plataforma de dados de clientes é o melhor caminho a percorrer. Nessa situação, é possível rastrear a atividade do usuário do site, do metaverso e de outros lugares, por exemplo. Também é possível mensurar o perfil do pública que acha o conteúdo do metaverso do negócio atraente. E o mais importante: é possível também obter feedbacks mais rápido sobre o comportamento do usuário. Isso significa a possibilidade de iterar e otimizar as experiências do metaverso mais rapidamente e alcançar as metas de retorno sobre o investimento (ROI).
A obtenção de uma experiência lucrativa no metaverso começa com a criação de uma base adequada. Antes de investir hardware ou consultoria de realidade virtual, é preciso primeiro ter uma plataforma de dados do cliente (CDP) bem configurada e estruturada.
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