Business Agility

Última atualização: 24 de agosto de 2022
Tempo de leitura: 6 min

O Business Agility é definido como a agilidade na cultura, liderança, estratégia e governança de uma organização. Agrega valor à todas as partes interessadas, operando em ambientes incertos, complexos e ambíguos. Em resumo trata-se da capacidade de uma organização em: adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado – interna e externamente; apresentar soluções de trabalho sobre documentação abrangente; responder com rapidez e flexibilidade às necessidades do cliente; adaptar e liderar mudanças de forma produtiva e econômica sem comprometer a qualidade e de estar continuamente em vantagem competitiva.

Um negócio ágil pode responder de forma rápida e eficaz às oportunidades e ameaças encontradas em seus ambientes internos e externos – sejam eles comerciais, jurídicos, tecnológicos, sociais, morais ou políticos.

O futuro é imprevisível, e com o mundo e sua tecnologia mudando cada vez mais rápido, está criando uma maior incerteza para nossas necessidades e exigências. As empresas que adotam a agilidade são capazes de se adaptar mais rapidamente; entregando regularmente, testando o ambiente e mantendo o foco no cliente.

⠀⠀

A estrutura para o Business Agility

⠀⠀

O framework para a agilidade de negócios é uma metodologia criada para orientar as organizações a como sobreviver e prosperar em um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo. Em sua essência estão cinco elementos que quando combinados tornam uma organização verdadeiramente ágil: liderança, estratégia, governança, pessoas e cultura. A agilidade de cada elemento influenciará a maneira como a organização opera e evolui em resposta às necessidades em constante mudança de seus clientes e partes interessadas.

⠀⠀

Fonte: Agile Business Consortium

⠀⠀

Porque a agilidade nos negócios é importante?

⠀⠀

O Business Agility dá às empresas vantagem competitiva. Com a aplicação do método, os negócios podem melhorar seus processos superando a concorrência. Ao mesmo tempo, atraem times que se destacam, competentes em agilidade.

A agilidade nos negócios oferece ainda às empresas a capacidade de entregar e responder rapidamente os consumidores. As empresas podem oferecer uma ótima experiência ao cliente com processos organizados e ágeis. Isso se baseia em uma execução enxuta que responde imediatamente ao feedback sem sacrificar a qualidade.

Do mesmo modo, cria inovação e é disruptiva; em um clima de aquisições corporativas e retornos decrescentes sobre os investimentos, as empresas podem produzir retornos mais altos e manter a consistência. Isso é feito entendendo a mudança, adaptando-se rapidamente e otimizando as variáveis ​​para impulsionar o sucesso.

O método se aplica também aos papéis de liderança. Os gerentes mais adequados para a agilidade dos negócios são aqueles que podem configurar espaços colaborativos onde as equipes são auto organizadas e colaborativas, capazes se adaptar rapidamente às mudanças, sob a supervisão de seus líderes. A ideia de que uma empresa pode permanecer estática e sobreviver nunca foi verdadeira. A agilidade de negócios fornece as ferramentas para dinamizar e permanece necessária para os clientes e as necessidades do mercado em constante mudança.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é box360-logo.webp

Conheça o BOX360º – Uma nova experiência em análise de dados

Leia mais:

Flux Commerce: uma tendência não óbvia

Compartilhe:

Jéssica Dias Synthes

Sobre o autor

Coordenadora de Análise de dados na Boxnet. Pós-graduada no curso de especialização em Big Data e Comunicação, bacharela em Comunicação Social - Jornalismo e Tecnóloga em Design Gráfico. Especialista em Comunicação Interna, Marketing Digital e Assessoria de Imprensa.

Posts relacionados
Cookies de Terceiros:...

Nos dias de hoje, a internet é um vasto ecossistema onde informações fluem...

Leia mais >
Employer Branding:...

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado, as empresas...

Leia mais >

Entre em contato

Descubra como a sua empresa pode ser mais analítica.