Última atualização: 13 de outubro de 2021
Tempo de leitura: 5 min
A análise de negócios é um elemento essencial para a sobrevivência e o sucesso de uma organização. Usando diferentes técnicas estruturadas, os analistas ajudam as empresas a identificar necessidades, eliminar falhas e filtrar uma enxurrada de dados e opções para encontrar a solução acionável certa.
Orientado por dados de hoje, o mundo digital oferece inúmeras novas opções e recursos para consumidores e empresas. O excesso de opções costuma causar paralisia, à medida que as pessoas se tornam oprimidas e inativas diante de tantas escolhas. Isso tende a ser catastrófico para o setor comercial, especialmente nos casos em que se está tentando montar um plano de negócios bem-sucedido.
São várias as técnicas de análise de negócios possíveis para cada tipo de negócio. A seguir, listamos algumas:
A modelagem de processos é geralmente utilizada durante a fase de análise para entender e identificar as lacunas entre o processo de negócios atual e qualquer processo futuro que se está buscando. Compreende o planejamento estratégico, as análises do modelo de negócios, a definição e o projeto do processo, e as análises técnicas para soluções de negócios complexas.
Muitos setores, especialmente o de TI, preferem essa técnica porque é uma maneira simples e direta de apresentar as etapas do processo de execução e mostrar como ele funcionará em diferentes funções.
O brainstorming gera novas ideias, identifica as causas básicas de um problema e apresenta soluções mais complexas de negócios. Trata-se de uma técnica de atividade de grupo frequentemente usada em outros métodos, como PESTLE e SWOT.
Identifica os principais participantes e beneficiários, coletando as percepções de diferentes partes interessadas em uma plataforma unificada. Os analistas de negócios usam essa técnica para avaliar completamente como qualquer ação proposta afetará as várias partes. O métodos considera:
Prioriza os requisitos, oferecendo uma estrutura que avalia cada demanda em relação às demais. O processo força você a fazer perguntas sobre a necessidade real de qualquer elemento. O item é obrigatório? A demanda é algo que poderia tornar o produto melhor ou é algo que seria uma boa ideia no futuro?
É uma estrutura de análise de negócios robusta – considerada uma das melhores técnicas para compreender a capacidade e o propósito de uma organização. Essa técnica inclui a realização de uma análise interna detalhada e completa dos objetivos da organização e como abordá-los. Considera:
Os analistas de negócios usam o modelo PESTLE para identificar os fatores ambientais que podem influenciar sua empresa e a melhor forma de abordá-los ao tomar decisões de negócios. Essas influências podem ser:
Ao analisar e estudar esses fatores, os analistas obtêm uma melhor compreensão de como eles influenciarão a narrativa da organização. Esse entendimento, por sua vez, torna mais fácil para os analistas desenvolverem estratégias sobre como abordá-los.
Uma das técnicas mais populares na indústria, o SWOT identifica os pontos fortes e fracos de uma estrutura corporativa, apresentando-os como oportunidades e ameaças. O conhecimento ajuda os analistas a tomar melhores decisões em relação à alocação de recursos e sugestões para melhoria organizacional. Os quatro elementos do SWOT são:
Este processo de análise de negócios orienta a linha de pensamento de um grupo, encorajando-os a considerar diferentes ideias e perspectivas. Os ‘seis chapéus’ são:
Compartilhe:
Descubra como a sua empresa pode ser mais analítica.