Análise de negócios: técnicas eficazes

Última atualização: 13 de outubro de 2021
Tempo de leitura: 5 min

A análise de negócios é um elemento essencial para a sobrevivência e o sucesso de uma organização. Usando diferentes técnicas estruturadas, os analistas ajudam as empresas a identificar necessidades, eliminar falhas e filtrar uma enxurrada de dados e opções para encontrar a solução acionável certa.

Orientado por dados de hoje, o mundo digital oferece inúmeras novas opções e recursos para consumidores e empresas. O excesso de opções costuma causar paralisia, à medida que as pessoas se tornam oprimidas e inativas diante de tantas escolhas. Isso tende a ser catastrófico para o setor comercial, especialmente nos casos em que se está tentando montar um plano de negócios bem-sucedido.

São várias as técnicas de análise de negócios possíveis para cada tipo de negócio. A seguir, listamos algumas:

Modelagem de Processos de Negócios (BPM)

A modelagem de processos é geralmente utilizada durante a fase de análise para entender e identificar as lacunas entre o processo de negócios atual e qualquer processo futuro que se está buscando. Compreende o planejamento estratégico, as análises do modelo de negócios, a definição e o projeto do processo, e as análises técnicas para soluções de negócios complexas.

Muitos setores, especialmente o de TI, preferem essa técnica porque é uma maneira simples e direta de apresentar as etapas do processo de execução e mostrar como ele funcionará em diferentes funções.

Brainstorming

O brainstorming gera novas ideias, identifica as causas básicas de um problema e apresenta soluções mais complexas de negócios. Trata-se de uma técnica de atividade de grupo frequentemente usada em outros métodos, como PESTLE e SWOT.

CATWOE

Identifica os principais participantes e beneficiários, coletando as percepções de diferentes partes interessadas em uma plataforma unificada. Os analistas de negócios usam essa técnica para avaliar completamente como qualquer ação proposta afetará as várias partes. O métodos considera:

  • Clientes: quem se beneficia com o negócio?
  • Atores: quem são os atores do processo?
  • Processo de transformação: qual é a transformação no centro do sistema?
  • Visão de mundo: qual é o quadro geral e quais são seus impactos?
  • Proprietários: quem é o proprietário do sistema afetado e qual é a sua relação?
  • Restrições ambientais: quais são as restrições e como elas afetam a solução?

MoSCoW

Prioriza os requisitos, oferecendo uma estrutura que avalia cada demanda em relação às demais. O processo força você a fazer perguntas sobre a necessidade real de qualquer elemento. O item é obrigatório? A demanda é algo que poderia tornar o produto melhor ou é algo que seria uma boa ideia no futuro?

Análise MOST

É uma estrutura de análise de negócios robusta – considerada uma das melhores técnicas para compreender a capacidade e o propósito de uma organização. Essa técnica inclui a realização de uma análise interna detalhada e completa dos objetivos da organização e como abordá-los. Considera:

  • Missão: qual é o propósito da organização?
  • Objetivos: quais são os principais objetivos que ajudam a cumprir a missão?
  • Estratégias: quais são as opções disponíveis para atingir os objetivos?
  • Táticas: quais são os métodos que a organização seguirá para realizar as estratégias?

Análise PESTLE

Os analistas de negócios usam o modelo PESTLE para identificar os fatores ambientais que podem influenciar sua empresa e a melhor forma de abordá-los ao tomar decisões de negócios. Essas influências podem ser:

  • Política: apoio financeiro e subsídios, iniciativas governamentais e políticas;
  • Econômico: custos de mão de obra e energia, inflação e taxas de juros;
  • Sociológico: educação, cultura, mídia, vida e população;
  • Tecnológico: novas tecnologias de sistemas de informação e comunicação;
  • Legal: regulamentações governamentais locais e nacionais e padrões de emprego;
  • Ambiental: resíduos, reciclagem, poluição e clima.

Ao analisar e estudar esses fatores, os analistas obtêm uma melhor compreensão de como eles influenciarão a narrativa da organização. Esse entendimento, por sua vez, torna mais fácil para os analistas desenvolverem estratégias sobre como abordá-los.

Análise SWOT

Uma das técnicas mais populares na indústria, o SWOT identifica os pontos fortes e fracos de uma estrutura corporativa, apresentando-os como oportunidades e ameaças. O conhecimento ajuda os analistas a tomar melhores decisões em relação à alocação de recursos e sugestões para melhoria organizacional. Os quatro elementos do SWOT são:

  • Pontos fortes: as qualidades do projeto ou negócio que lhe dão uma vantagem sobre a concorrência;
  • Fraquezas: características do negócio que representam uma desvantagem para o projeto ou organização, quando comparada com a concorrência ou mesmo com outros projetos;
  • Oportunidades: elementos presentes no ambiente que o projeto ou negócio poderia explorar;
  • Ameaças: elementos do ambiente que podem atrapalhar o projeto ou negócio.

Seis chapéus de pensamento

Este processo de análise de negócios orienta a linha de pensamento de um grupo, encorajando-os a considerar diferentes ideias e perspectivas. Os ‘seis chapéus’ são:

  • Branco: concentra-se em seus dados e lógica;
  • Vermelho: usa intuição, emoções e sentimentos viscerais;
  • Preto: considera os resultados negativos em potencial e o que pode dar errado;
  • Amarelo: foco nos pontos positivos. Mantém um ponto de vista otimista;
  • Verde: usa criatividade;
  • Azul: leva o quadro geral em consideração, o controle do processo.

Compartilhe:

Marcelo Molnar

Sobre o autor

Marcelo Molnar é sócio-diretor da Boxnet. Trabalhou mais de 18 anos no mercado da TI, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação. Coautor do livro "O Segredo de Ebbinghaus". Criador do conceito ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de relações emocionais. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em monitoramento e análises nas redes sociais.

Posts relacionados
Dados: exploração e a...

Em meio a um período de grandes transformações, de todos os tipos e em...

Leia mais >
Negócios: reorientação...

A grande surpresa da vida é descobrir que, a história real e vivida de...

Leia mais >

Entre em contato

Descubra como a sua empresa pode ser mais analítica.