Por que utilizar um sistema DAM?

Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
Tempo de leitura: 4 min

Os novos usuários exigem experiências digitais envolventes que os surpreendam e cativem. O espaço do produto digital é competitivo e as marcas devem ser ágeis para se adaptar às mudanças nas expectativas dos clientes sem perder a integridade de sua marca. O que pode ser um simples aplicativo de compartilhamento de fotos um dia pode evoluir para uma plataforma de notícias, comércio eletrônico e construção de relacionamento em apenas alguns anos.É importante observar que cada sistema de gerenciamento de ativos digitais (DAM) possui conjuntos de recursos e ofertas de produtos exclusivos, mas há alguns recursos que uma equipe pode esperar de qualquer DAM sofisticado. Ao usar um gerenciamento de ativos digitais é possível manter esse aspecto do hub de conteúdo mais amplo da marca funcionando em sua capacidade máxima. Além desses amplos benefícios, é possível também citar:

Ambientes Colaborativos

Os recursos de fluxo de trabalho e permissões inerentes à maioria dos sistemas DAM criam uma colaboração produtiva distribuída pelo escritório ou pelo mundo. As equipes podem trabalhar com eficiência ao ter acesso a todo o espectro de ativos, desde ativos em andamento, concluídos e depreciados. Esses ativos são categorizados usando seus metadados, tornando-os fáceis de encontrar e podem ser facilmente distribuídos para as partes interessadas necessárias.

Consistência de marca e memória institucional

Ao centralizar os dados em um único repositório de conteúdo, o ativo digital permanece atrelado à organização e com a mesma qualidade. Ele também cria uma linha do tempo da progressão da marca à medida que ela amadurece ao ter acesso a versões mais antigas de conteúdo. Embora seja importante certificar-se de que está claro qual conjunto e versões de produtos está em uso no momento, bem como qual a mensagem da marca para aquele momento, missão, visão, valores etc. um hub de ativos digitais aumenta a conscientização das equipes sobre a coesão da organização e como evitar mensagens desatualizadas ou exageradas.

Perda de trabalho

Os DAMs garantem que os ativos digitais sejam armazenados em um hub central de ativos, juntamente com quaisquer versões anteriores da peça de conteúdo. Esses recursos garantem que as informações não sejam perdidas e que as equipes não dependam do indivíduo, mas sim de um sistema robusto. De acordo com o DAM escolhido, as equipes podem criar backups no local para garantir a segurança das informações e evitar a perda de trabalho.

Eficiência dos times

As equipes podem trabalhar com eficiência usando DAMs reduzindo o trabalho manual excessivo, otimizando fluxos de trabalho e sistemas de permissão, evitando falhas de comunicação com entre os indivíduos e organizando os ativos. Esses sistemas tornam o conteúdo altamente reutilizável e fácil de localizar com agilidade. Além disso, as equipes de vendas e criadores de conteúdo da Web têm acesso rápido aos materiais de que precisam em um só lugar, em vez de estarem espalhados por diferentes programas.

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Existem muitos outros benefícios em usar um sistema de gerenciamento de ativos digitais. Os que aqui citamos destacam apenas algumas das muitas razões pelas quais o uso da estratégia se tornou o novo padrão da indústria. Entretanto, conforme mencionado, eles são apenas uma parte da arquitetura ao criar um hub de conteúdo digital bem-sucedido.

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Marcelo Molnar

Sobre o autor

Marcelo Molnar é sócio-diretor da Boxnet. Trabalhou mais de 18 anos no mercado da TI, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação. Coautor do livro "O Segredo de Ebbinghaus". Criador do conceito ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de relações emocionais. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em monitoramento e análises nas redes sociais.

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