Livros aumentados: augmented Books!

Última atualização: 21 de setembro de 2022
Tempo de leitura: 2 min

Vem aí uma nova virada de página no campo da tecnologia. Os Augmented books – livros aumentados – são uma combinação de livro físico e tecnologia de realidade aumentada que permitirão aos usuários interagir com informações tridimensionais adicionais, relacionadas ao conteúdo.

Imagine: você está lendo um livro de sua série favorita quando um personagem da edição anterior faz uma aparição surpresa. Você passa o sensor pelo nome dele na página, e toda a história de fundo é exibida no seu smartphone, permitindo que você refresque a memória antes de seguir em frente.

Pode até parecer futurista demais, mas os pesquisadores da Universidade de Surrey, na Inglaterra, dizem que a tecnologia já está disponível na forma de “a-books” – livros de realidade aumentada. O projeto Next Generation Paper (NGP), permite ao leitor consumir informações sobre o papel impresso e a tela lado a lado.

Atualmente, os aplicativos de realidade aumentada já permitem a visualização de uma de camada 2D ou 3D em qualquer superfície. Isso inclui também superfícies planas, como os livros. São vários os exemplos se consultarmos a seção de filtros de realidade aumentada (AR) no Instagram ou no Tik Tok, por exemplo.

A eficiência energética e o papel condutor pré-impresso são alguns dos novos recursos que permitem que os livros aumentados da Surrey sejam fabricados em escala semi-industrial. Sem fiação visível para o leitor, os livros aumentados permitem que os usuários acionem conteúdos digitais com simples gestos – deslizar o dedo, virar a página.

Os livros aumentados podem ainda: auxiliar o entendimento de um livro complicado com diagramas detalhados, enriquecer livros de arte, história, ação, quadrinhos, guias turísticos, e explorar diversos outros tipos de metadados sobre os livros. A tecnologia transformará diversos campos, incluindo e, principalmente o da educação.

Nossos gostos e preferências estão mudando. Estamos mais conectados do que nunca. As novas gerações carecem de sistemas educacionais mais dinâmicos e interativos. A quantidade de dados disponíveis na internet, bem como as informações e o conhecimento que eles nos permitem analisar, é imensurável e exponencial. Os livros aumentados nos permitirão ir muito além neste caminho exploratório. Estamos evoluindo para um cenário onde enfim, uma imagem falará mais do que mil palavras. Este é o futuro.

Compartilhe:

Marcelo Molnar

Sobre o autor

Marcelo Molnar é sócio-diretor da Boxnet. Trabalhou mais de 18 anos no mercado da TI, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação. Coautor do livro "O Segredo de Ebbinghaus". Criador do conceito ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de relações emocionais. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em monitoramento e análises nas redes sociais.

Entre em contato

Descubra como a sua empresa pode ser mais analítica.