O Metaverso Data Driven

Última atualização: 6 de julho de 2022
Tempo de leitura: 5 min

A concepção de metaverso oferece uma realidade digital inclusiva que permite a interação online com pessoas ou outras plataformas. Por exemplo, ao invés de apenas conversar com alguém por chamada de voz ou mensagem de texto, você pode usar seus avatares digitais para passear com seu amigo enquanto conversa, ou até mesmo tomar um café em um restaurante virtual. O novo mundo digital abre também novos caminhos para o marketing e a publicidade, muitos dos quais dependem do uso eficaz dos dados.

Marvel, Hasbro, Balenciaga, Adidas, Gucci e muitas outras empresas conhecidas começaram a anunciar nesses mundos virtuais. É possível que as empresas consigam alcançar mais pessoas em um futuro próximo nessas plataformas do que por meio de táticas gerais de marketing.

Negócios e profissionais de comunicação devem ficar de olho nisso. Muitas oportunidades se abrirão com o advento do Metaverso. Ao contrário das plataformas Web 2.0, a maioria das redes blockchain e plataformas de Web 3.0 serão mantidas e governadas pela comunidade por trás delas. Consequentemente, devido à forma como o metaverso funciona, muitos dos métodos tradicionais de coleta de dados também poderão se tornar obsoletos.

A publicidade no metaverso

O Facebook se transformou em Meta; no entanto, os dados coletados ao longo dos anos ainda podem ser usados ​​para alimentar seu próprio metaverso. Obviamente, haverá novos usuários, mas haverá muitos usuários da antiga plataforma do Facebook que terão acesso direto ao próximo metaverso. Junto com suas identidades, seus dados de marketing associados também serão importados para o universo digital da Meta. Esses dados poderão ser facilmente utilizados ​​por anunciantes e empresas para comercializar seus produtos também no mundo virtual.

Do mesmo modo, aqueles que puderem processar efetivamente todos os dados disponíveis de seus usuários neste novo ambiente, poderão construir campanhas de marketing bem mais aprimoradas por meio da segregação de dados demográficos e com base nos interesses do consumidor.

Data Metaverse

De acordo com a Bloomberg, o mercado metaverso deve crescer para US$ 800 bilhões até 2024. É possível imaginar o número de pessoas usando diferentes meta mundos, realizando transações, interagindo com marcas e outros usuários digitais e fornecendo insights sobre o comportamento do usuário. No centro disso, uma quantidade de dados exponencial serão gerados. A estimativa é de que até 2023, o metaverso aumente o uso de dados da Internet em 20 vezes, de acordo com um relatório do Credit Suisse. À medida que o metaverso se expande e inova, surge a necessidade de soluções e ferramentas de dados mais modernas a serem adotadas. Esta é também uma grande oportunidade para que os negócios extraiam deste conjunto insights de grande valor.

Novas tecnologias a favor do metaverso

Sabendo que os negócios podem extrair valor de dados dentro do metaverso, precisamos pensar sobre quais tecnologias podem ajudar a construir um metaverso escalável. A primeira tecnologia a ser considerada é a IA ou inteligência artificial, usando comandos de fala para interpretar instruções com base nos requisitos de um usuário. Em segundo, o blockchain, que, quando acoplado à IA, resulta em melhores tomada de decisões em um volume exponencial de dados. A IA é crucial para interpretar dados em tempo real e continuará sendo a espinha dorsal do metaverso.

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Metaverso: “O desejo ilógico de acúmulo de bens materiais”

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Marcelo Molnar

Sobre o autor

Marcelo Molnar é sócio-diretor da Boxnet. Trabalhou mais de 18 anos no mercado da TI, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação. Coautor do livro "O Segredo de Ebbinghaus". Criador do conceito ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de relações emocionais. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em monitoramento e análises nas redes sociais.

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