CDP: Customer Data Platform

Última atualização: 11 de maio de 2022
Tempo de leitura: 3 min

A experiência do usuário é o que diferencia as organizações da concorrência. Atualmente, são os dados que ajudam a manifestar os melhores insights de relacionamento. Os CDPs – Customer Data Plataforms – são, de forma traduzida, plataformas de dados do cliente. O que torna um CDP único é sua capacidade de coletar registros de um número grande de pessoas, das mais diversas fontes, e disponibilizá-los para ativação em pontos de contato.

Ao conectar informações diversas de vários clientes, também conhecidos como pontos de dados pseudônimos, o CDP cria um perfil unificado para cada indivíduo. Essa visão mais ampla e completa permite experiências mais poderosas e personalizadas. Ou seja, quanto mais completo for o perfil do cliente, quanto mais dados forem coletados sobre ele, melhor será o nível de personalização e satisfação do usuário. Mas não basta ter todos os dados em um só lugar. Um perfil de cliente precisa ser constantemente atualizado para que esteja sempre fornecendo a visão mais recente e assertiva.

Proteger e respeitar os dados dos clientes nunca foi tão importante. Um CDP de qualidade requer ferramentas de governança robustas e deve aderir a regulamentações nacionais (LGPD) e internacionais. A segurança dos dados deve estar sempre em primeiro lugar. A inteligência artificial e o aprendizado de máquina em um CDP ajudam também a democratizar a ciência de dados com recursos criados especificamente para profissionais de marketing, por exemplo.

As oportunidades do CDP

Durante anos, os executivos de marketing buscam uma visão 360º de seus clientes. Então, a natureza da análise de dados e do design da experiência do cliente (CX) estão evoluindo drasticamente nas organizações atuais. Os CDPs são projetados para reunir todos os dados díspares sobre os clientes em um único ambiente inteligente e fornecer uma visão sincronizada e bem integrada do cliente. E quais são as oportunidades geradas pela adoção desse tipo tecnologia?


Vantagem competitiva
A maioria dos executivos de marketing acreditam que o emprego da análise de dados em decisões e campanhas criarão uma mudança notável em sua capacidade de enfrentar desafios disruptivos e competitivos. Além disso, a transparência proporcionada por essas plataformas permite que as equipes reajam mais rapidamente às mudanças nos mercados ou nas preferências dos clientes.


Fidelização
Com uma maior compreensão das necessidades do cliente, bem como a capacidade de antecipar necessidades futuras, há uma maior probabilidade de que os clientes se tornem clientes recorrentes.


Oportunidades de medição
Há um ditado bem conhecido no mundo dos negócios que diz que “não é possível gerenciar o que não se pode medir”. Como os CDPs reúnem tudo em um só lugar, essa plataforma fornece métricas em uma variedade de iniciativas de marketing, como visitas a sites, resultados de campanhas, desempenho de conteúdo e análise de jornada do cliente.

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Marcelo Molnar

Sobre o autor

Marcelo Molnar é sócio-diretor da Boxnet. Trabalhou mais de 18 anos no mercado da TI, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação. Coautor do livro "O Segredo de Ebbinghaus". Criador do conceito ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de relações emocionais. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em monitoramento e análises nas redes sociais.

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