Análise de dados: tipos e como elas transformam os negócios

Última atualização: 17 de dezembro de 2020
Tempo de leitura: 6 min

A análise de dados é uma parte vital na gestão de uma empresa de sucesso. Quando os dados são usados ​​de forma eficaz, eles levam a uma melhor compreensão do desempenho e, consequentemente, à melhora do processos de tomada de decisões para as atividades presentes e futuras. Os dados podem ser utilizados de muitas maneiras, em todos os níveis das operações de uma empresa.

Existem quatro tipos de análise de dados em uso em todos os setores: análise descritiva, análise diagnóstica, análise preditiva e análise prescritiva. Embora separadas em categorias, elas estão todas interligadas de certa forma. À medida que se passa de um tipo mais simples de análise para outro mais complexo, o grau de necessidade de entendimento do cenário de dados e os recursos necessários aumentam. Ao mesmo tempo, o nível de percepção e valor agregado também amplia.

Análise de dados descritiva

A análise descritiva tem como objetivo sumarizar e resumir um grande conjunto de dados para, a partir dele, criar novas medidas. O objetivo desse modelo é permitir que os agentes compreendam os eventos em tempo real, já que envolve realizar análises diagnósticas posteriormente.

Assim como os books/clippings da Boxnet, a análise descritiva é indicada para visualizar os dados e entender o impacto no presente, mas sem fazer relação com o passado ou o futuro. Esse material ajuda a tomar decisões com mais segurança. Apresentamos uma compilação de matérias das mídias tradicionais – rádio, televisão, jornais impressos e web – de maneira personalidade de acordo com as necessidades específicas do cliente.

Análise diagnóstica

Com o avanço da tecnologia, estamos expostos a muitas informações simultâneas, e por vezes, temos dificuldade em analisar esse enorme volume de dados à disposição. Para que as empresas possam avaliar se suas estratégias estão apresentando resultados, elas precisam de métodos para validar, prever, diagnosticar os pontos positivos e negativos em sua jornada.

A análise diagnóstica é uma dessas metodologias aplicadas para entender os dados. Podemos dizer que responde as seguintes perguntas: quem, como, onde, por quê, quando. Em posse desse conhecimento, as empresas podem tomar decisões mais qualificadas sobre qual caminhos seguir ou o que deixar de fazer. Um bom exemplo de análise diagnóstica são os relatórios e dashboards mensais elaborados pela Boxnet. Através deles, obter insights sobre onde melhorar fica mais palpável.

Análise de dados preditiva

Os dados se tornaram uma fonte de informação valiosa para qualquer negócio, pois é baseado neles que, atualmente, grande parte dos planejamentos são feitos e decisões são tomadas. Entretanto, os dados por si só apresentam sinais confusos, muitas vezes difíceis de serem traduzidos e por isso a inteligência analítica é tão importante nesse processo. As análises passam por diferentes técnicas e modelos que se destacam pela potencialidade de trazer bons resultados e fácil usabilidade.

As análises preditivas usam dados, algoritmos estatísticos e técnicas de aprendizado de máquina para identificar a probabilidade de resultados futuros, a partir de dados históricos. O objetivo é ir além de saber o que aconteceu para obter uma melhor avaliação do que poderá acontecer em um próximo espaço de tempo. A estratégia de análise preditiva é fundamental caso você queira antecipar riscos pósteros e perceber novas oportunidades.

Baseado em metodologias como os 3N’s – Now, New e Next – a Boxnet, oferece relatórios que mostram uma visão ampla dos cenários investigados, contextualizando passado e presente, e apontando tendências futuras baseadas no monitoramento das mídias tradicionais, sociais e nos dados públicos.

Análise prescritiva

Esse tipo de observação, indica às empresas as ações ideais para alcançar seus objetivos tanto de negócios, como de relacionamento, lucros e eficiência operacional. A análise prescritiva não só antecipa o que vai acontecer e quando vai acontecer, mas também a razão pela qual vai acontecer. Pode sugerir ainda, quais são as opções que um determinado setor tem para agarrar oportunidades, mitigar riscos, apontando os prós e contras de cada decisão. Trata-se de uma evolução das análises superficiais anteriores.

Pensando nesta tendência, a Boxnet vem modernizando seus processos buscando maior integração entre eles. A plataforma Boxnet realiza o cruzamento das mais diversas fontes de dados de forma personalizada. Assim, oferece uma visão completa, detalhada, precisa e em tempo real dos resultados dos negócios. A partir de dashboards interativos, é possível acompanhar os indicadores e conferir quais são os pontos positivos e de atenção para antecipar tendências, mudar estratégias e tomar melhores decisões para o futuro. Usamos a tecnologia e o business analytics para entregar a inteligência estratégica que cada negócio precisa.

Comece hoje mesmo a transformar o seu negócio!

Compartilhe:

Marcelo Molnar

Sobre o autor

Marcelo Molnar é sócio-diretor da Boxnet. Trabalhou mais de 18 anos no mercado da TI, atuando nas áreas comercial e marketing. Diretor de conteúdo em diversos projetos de transferência de conhecimento na área da publicidade. Consultor Estratégico de Marketing e Comunicação. Coautor do livro "O Segredo de Ebbinghaus". Criador do conceito ICHM (Índice de Conexão Humana das Marcas) para mensuração do valor das marcas a partir de relações emocionais. Sócio Fundador da Todo Ouvidos, empresa especializada em monitoramento e análises nas redes sociais.

Posts relacionados
Do Tradicional ao Analítico:...

Em um mundo cada vez mais digital e orientado por dados, a área de...

Leia mais >
Gerenciamento de Ativos...

O gerenciamento de ativos digitais (DAM) – do inglês Digital Asset...

Leia mais >

Entre em contato

Descubra como a sua empresa pode ser mais analítica.