Última atualização: 17 de dezembro de 2020
Tempo de leitura: 6 min
A análise de dados é uma parte vital na gestão de uma empresa de sucesso. Quando os dados são usados de forma eficaz, eles levam a uma melhor compreensão do desempenho e, consequentemente, à melhora do processos de tomada de decisões para as atividades presentes e futuras. Os dados podem ser utilizados de muitas maneiras, em todos os níveis das operações de uma empresa.
Existem quatro tipos de análise de dados em uso em todos os setores: análise descritiva, análise diagnóstica, análise preditiva e análise prescritiva. Embora separadas em categorias, elas estão todas interligadas de certa forma. À medida que se passa de um tipo mais simples de análise para outro mais complexo, o grau de necessidade de entendimento do cenário de dados e os recursos necessários aumentam. Ao mesmo tempo, o nível de percepção e valor agregado também amplia.
A análise descritiva tem como objetivo sumarizar e resumir um grande conjunto de dados para, a partir dele, criar novas medidas. O objetivo desse modelo é permitir que os agentes compreendam os eventos em tempo real, já que envolve realizar análises diagnósticas posteriormente.
Assim como os books/clippings da Boxnet, a análise descritiva é indicada para visualizar os dados e entender o impacto no presente, mas sem fazer relação com o passado ou o futuro. Esse material ajuda a tomar decisões com mais segurança. Apresentamos uma compilação de matérias das mídias tradicionais – rádio, televisão, jornais impressos e web – de maneira personalidade de acordo com as necessidades específicas do cliente.
Com o avanço da tecnologia, estamos expostos a muitas informações simultâneas, e por vezes, temos dificuldade em analisar esse enorme volume de dados à disposição. Para que as empresas possam avaliar se suas estratégias estão apresentando resultados, elas precisam de métodos para validar, prever, diagnosticar os pontos positivos e negativos em sua jornada.
A análise diagnóstica é uma dessas metodologias aplicadas para entender os dados. Podemos dizer que responde as seguintes perguntas: quem, como, onde, por quê, quando. Em posse desse conhecimento, as empresas podem tomar decisões mais qualificadas sobre qual caminhos seguir ou o que deixar de fazer. Um bom exemplo de análise diagnóstica são os relatórios e dashboards mensais elaborados pela Boxnet. Através deles, obter insights sobre onde melhorar fica mais palpável.
Os dados se tornaram uma fonte de informação valiosa para qualquer negócio, pois é baseado neles que, atualmente, grande parte dos planejamentos são feitos e decisões são tomadas. Entretanto, os dados por si só apresentam sinais confusos, muitas vezes difíceis de serem traduzidos e por isso a inteligência analítica é tão importante nesse processo. As análises passam por diferentes técnicas e modelos que se destacam pela potencialidade de trazer bons resultados e fácil usabilidade.
As análises preditivas usam dados, algoritmos estatísticos e técnicas de aprendizado de máquina para identificar a probabilidade de resultados futuros, a partir de dados históricos. O objetivo é ir além de saber o que aconteceu para obter uma melhor avaliação do que poderá acontecer em um próximo espaço de tempo. A estratégia de análise preditiva é fundamental caso você queira antecipar riscos pósteros e perceber novas oportunidades.
Baseado em metodologias como os 3N’s – Now, New e Next – a Boxnet, oferece relatórios que mostram uma visão ampla dos cenários investigados, contextualizando passado e presente, e apontando tendências futuras baseadas no monitoramento das mídias tradicionais, sociais e nos dados públicos.
Esse tipo de observação, indica às empresas as ações ideais para alcançar seus objetivos tanto de negócios, como de relacionamento, lucros e eficiência operacional. A análise prescritiva não só antecipa o que vai acontecer e quando vai acontecer, mas também a razão pela qual vai acontecer. Pode sugerir ainda, quais são as opções que um determinado setor tem para agarrar oportunidades, mitigar riscos, apontando os prós e contras de cada decisão. Trata-se de uma evolução das análises superficiais anteriores.
Pensando nesta tendência, a Boxnet vem modernizando seus processos buscando maior integração entre eles. A plataforma Boxnet realiza o cruzamento das mais diversas fontes de dados de forma personalizada. Assim, oferece uma visão completa, detalhada, precisa e em tempo real dos resultados dos negócios. A partir de dashboards interativos, é possível acompanhar os indicadores e conferir quais são os pontos positivos e de atenção para antecipar tendências, mudar estratégias e tomar melhores decisões para o futuro. Usamos a tecnologia e o business analytics para entregar a inteligência estratégica que cada negócio precisa.
Comece hoje mesmo a transformar o seu negócio!
Compartilhe:
Descubra como a sua empresa pode ser mais analítica.